PAUSE
MAÇÃS

As variedades mais representativas são as do grupo Golden (Golden delicious, Belgolden, Lysgolden), que representam quase 50% do total. Depois seguem-se as variedades do tipo Starking (Starking, Top Red, Hi Early, Richared) e Red Delicious, tipo Spur (Erovan, Welspur, Oregon Spur, Red Chief) com uma representatividade de 40%. Os restantes 10% são constituídos por variedades como a Bravo de Esmolfe, Reineta Parda, Galas, etc...

A estrutura produtiva tem vindo a ser renovada, havendo, no entanto, ainda cerca de 20% de pomares com mais de 25 anos. Cerca de 45% dos pomares têm entre 8 e 15 anos.

A Cooperativa Agrícola do Távora produz, armazena e comercializa maçã desde 1979. Esta Cooperativa tem critérios exigentes de produção, através de acompanhamento técnico e tem activo um sistema de avisos próprio para recomendações de tratamentos, segundo as normas da Protecção Integrada. O armazenamento, normalização e embalamento são feitos segundo um critério exigente de qualidade, respeitando as normas oficiais da normalização e comercialização. O sector de comercialização apresenta grande flexibilidade em termos humanos e materiais, o que permite uma grande e rápida capacidade de resposta às solicitações do mercado. A Cooperativa Agrícola do Távora está envolvida no processo de certificação de IGP (maçã da Beira Alta) e DOP (Bravo de Esmolfe) por forma a divulgar e comercializar a qualidade, fiabilidade e rastreabilidade de um produto (maçã) de qualidade superior que é produzido na nossa região.