PAUSE
MAÇÃS

As variedades mais representativas são as do grupo Golden (Golden delicious, Belgolden, Lysgolden), que representam quase 50% do total. Depois seguem-se as variedades do tipo Starking (Starking, Top Red, Hi Early, Richared) e Red Delicious, tipo Spur (Erovan, Welspur, Oregon Spur, Red Chief) com uma representatividade de 40%. Os restantes 10% são constituídos por variedades como a Bravo, Reineta Parda, Galas, etc...

A estrutura produtiva tem vindo a ser renovada, havendo, no entanto, ainda cerca de 20% de pomares com mais de 25 anos. Cerca de 45% dos pomares têm entre 8 e 15 anos.

A Cooperativa Agrícola do Távora produz, armazena e comercializa maçã desde 1979. Esta Cooperativa tem critérios exigentes de produção, através de acompanhamento técnico e tem activo um sistema de avisos próprio para recomendações de tratamentos, segundo as normas da Protecção Integrada. O armazenamento, normalização e embalamento são feitos segundo um critério exigente de qualidade, respeitando as normas oficiais da normalização e comercialização. O sector de comercialização apresenta grande flexibilidade em termos humanos e materiais, o que permite uma grande e rápida capacidade de resposta às solicitações do mercado.A Cooperativa fez recentes investimentos nesta Secção contando com 8000 Toneladas de armazenamento em atmosfera controlada podendo usar atmosfera dinâmica para uma maior conservação da fruta. A aposta constante na qualidade da comercialização e produção reflete-se nas certificações alcançadas, nomeadamente FSSC 22000 e na ISO 22000:2005.